Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

CASOS DE POLÍTICA INTERNACIONAL

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

01-CAPA-Casos de politica_ALTAPaulo Antônio Pereira Pinto é Embaixador aposentado, casado, tem quatro filhos e cinco netos. Filho de pai e mãe gaúchos, nasceu no Recife, em 28 de janeiro de 1948. Criado no Rio de Janeiro, onde se encontra aposentado, viveu em Canoas, entre 1962 e 1964, quando estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, e na capital do Rio Grande do Sul, entre 2012 e 2014, quando chefiou o Escritório de Representação do MRE. Formado em Economia pela UDF, em 1973, ingressou na carreira diplomática em 1976. Serviu durante seis anos e meio na África, sucessivamente no Gabão, em Moçambique e na África do Sul. A partir de 1982, iniciou périplo por postos asiáticos: Pequim, Kuala Lumpur, Cingapura, Manila e Taipé. Em 2006, foi designado Cônsul-Geral em Mumbai, Índia, seguindo, em 2009, como Embaixador em Baku, Azerbaijão. Sua última chefia no exterior foi como Embaixador em Minsk, Belarus, entre 2015 e janeiro de 2019.

Em momento político de polarização, no qual há os que – a respeito de tudo – são totalmente a favor e os incondicionalmente contra, o autor procura forma neutra de narrar fatos sobre política internacional, nos moldes de causos, conforme é feito, no Rio Grande do Sul, ao redor de uma fogueira de churrasco. Procura, então, sobre alguns países nos quais serviu como diplomata – China, Índia, Azerbaijão e Belarus – propor aos leitores que compartilhem vivências suas naquelas áreas.

Este livro pretende ser exercício de reflexão resultante mais de conclusões de fatos vividos pelo autor do que de trabalho acadêmico. O texto é dividido em cinco partes: China (incluindo Taiwan), Índia, Azerbaijão e Belarus, países em que o autor serviu entre 1982 e 2019. Os capítulos não têm relação entre eles. Cada um pretende, no entanto, ser estímulo a reflexões, inclusive sobre a realidade atual das áreas objeto de estudo.

Lançamento: Sábado, 09/11 – Feira do Livro de Porto Alegre