O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul está lançando o aplicativo TJRS Mobile. Este auxiliará na consulta e acompanhamento de processos por meio de dispositivos móveis, além de outros serviços.
Desenvolvido pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais do Google (sistema operacional Android) e da Apple (sistema operacional iOS). Realizando a pesquisa nas referidas lojas por “TJRS”, a pesquisa retorna como na imagem abaixo:
Judiciário lança aplicativo TJRS Mobile, que permite consulta de processos e outros serviços pelo celular
O aplicativo apresenta algumas novidades em relação à consulta processual disponível no canal de Internet do Poder Judiciário. O usuário poderá, ao pesquisar um processo, marcá-lo como favorito. Ao fazer essa ação, será ativada notificação automática no aplicativo, que avisará sempre que o processo sofrer alguma movimentação. Também será possível fazer anotações ou lembretes no processo. A consulta processual abrange todos os processos de 1º e 2º graus, físicos e eletrônicos, incluindo os que tramitam no sistema eproc.
Os serviços fornecidos envolvem Alvarás de Folha Corrida e Certidões Judiciais, Sessões e Audiências, acesso ao Diário da Justiça Eletrônico, Consulta de Jurisprudência, Plantões e Endereços do Poder Judiciário do RS, entre outros.
Além disso, estão disponíveis tutoriais que ajudarão no entendimento do aplicativo e com o serviço de FAQ, ambos localizados na área de “Informações”.
A “área logada” no aplicativo, para uso da advocacia, possui funcionalidades protegidas por senha ou biometria, permitindo acesso aos processos do advogado conectado. Esta área possui filtros mais apurados para facilitar a busca por qualquer trecho do nome de uma parte, a partir de 4 letras. Também é possível localizar facilmente um processo apenas digitando 4 algarismos, em qualquer posição, dentro de seu número CNJ. Além disso, já permite solicitar preferência de julgamento.
Para breve, a DITIC informa que anunciará novas funcionalidades.