Estádio do Maracanã, 19 de novembro de 1969. Em uma cobrança de pênalti, Pelé marca seu milésimo gol na carreira. Por instantes, jogo e o mundo param para celebrar o feito histórico do Rei do Futebol. Aquela vitória de 2×1 do Santos contra o Vasco, imortalizou, ainda que de forma involuntária, o nome de Edgardo Norberto Andrada. Goleiro vascaíno, por uma questão de centímetros ele não conseguiu pegar o chute de Pelé.
O Bola na Rede, o Sarau do Futebol entra em campo nesta terça-feira, 19 de novembro, para festejar os 50 anos do milésimo gol de Pelé. Mas, é claro que pela mesa de debates, vai passar a polêmica ressuscitada em diferentes reportagens nesta segunda-feira, mostrando que durante os anos 1990, houve várias denúncias de entidades de Direitos Humanos sobre uma obscura atividade paralela exercida por Andrada. Mas foi em 2008 que a mais contundente delas veio à tona. A acusação foi feita com riqueza de detalhes por Eduardo “Tucu” Constanzo, de 74 anos, um confesso ex-torturador e condenado à prisão perpétua por crimes contra a humanidade. Clique aqui e leia reportagem completa sobre o assunto no site ExtraCampo.
O time do Sarau, que conta com Cléber Grabauska, Geórgia Santos, Gustavo Fogaça e Richard Serraria, ganhará os reforços dos convidados Jones Lopes da Silva, um especialista em Pelé, e do monstro sagrado Lemyr Martins, repórter da revista Placar que acompanhou as três despedidas do Rei do Futebol.
O evento começa às 19h30min no Brechó do Futebol (Rua Cel. Fernando Machado, 1188). A entrada é gratuita, mas qualquer contribuição a partir de R$ 10,00 é bem-vinda.