Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Bola na Rede, o Sarau do Futebol fala do gol mil de Pelé e também da polêmica envolvendo o goleiro Andrada. Encontro acontece nesta terça-feira, às 19h30min no Brechó do Futebol

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Estádio do Maracanã, 19 de novembro de 1969. Em uma cobrança de pênalti, Pelé marca seu milésimo gol na carreira. Por instantes, jogo e o mundo param para celebrar o feito histórico do Rei do Futebol. Aquela vitória de 2×1 do Santos contra o Vasco, imortalizou, ainda que de forma involuntária, o nome de Edgardo Norberto Andrada. Goleiro vascaíno, por uma questão de centímetros ele não conseguiu pegar o chute de Pelé.

0002_Sarau_do_Futebol_por_Ramiro_Furquim_OAF3479

Time do Sarau Foto: Ramiro Furquim/ @outroangulo

O Bola na Rede, o Sarau do Futebol entra em campo nesta terça-feira, 19 de novembro, para festejar os 50 anos do milésimo gol de Pelé. Mas, é claro que pela mesa de debates, vai passar a polêmica ressuscitada em diferentes reportagens nesta segunda-feira, mostrando que durante os anos 1990, houve várias denúncias de entidades de Direitos Humanos sobre uma obscura atividade paralela exercida por Andrada. Mas foi em 2008 que a mais contundente delas veio à tona. A acusação foi feita com riqueza de detalhes por Eduardo “Tucu” Constanzo, de 74 anos, um confesso ex-torturador e condenado à prisão perpétua por crimes contra a humanidade. Clique aqui e leia reportagem completa sobre o assunto no site ExtraCampo.

O time do Sarau, que conta com Cléber Grabauska, Geórgia Santos, Gustavo Fogaça e Richard Serraria, ganhará os reforços dos convidados Jones Lopes da Silva, um especialista em Pelé, e do monstro sagrado Lemyr Martins, repórter da revista Placar que acompanhou as três despedidas do Rei do Futebol.

O evento começa às 19h30min no Brechó do Futebol (Rua Cel. Fernando Machado, 1188). A entrada é gratuita, mas qualquer contribuição a partir de R$ 10,00 é bem-vinda.