Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Semana de Arte Stemmer Rodrigues reúne provocações sobre o tempo em sua quarta edição

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263
Sem Título, por Fahrion - foto Reprodução

Obra de Fahrion – Foto Reprodução

Celebrando a arte em seus diversos aspectos e manifestações, a Stemmer Rodrigues promove, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a quarta edição de sua Semana de Arte. Com entrada franca e aberto ao público das 10h às 19h, o evento acontece na Av. Encantado, 344, marcando também a conclusão e entrega do Poema Petrópolis, mais recente empreendimento da incorporadora e escritório de arquitetura. Integrando a programação da mostra, um piquenique em parceria com Valkiria Café, DVino e Oh My Bike recebe a vizinhança ao som do jazz de Cláudio Calcanhoto das 14h às 18h de sábado, 30 de novembro.

Com curadoria da arquiteta e diretora de projetos Ingrid Stemmer, a mostra reúne trabalhos de diversos artistas gaúchos e brasileiros, entre esculturas, telas, gravuras e peças de decoração e mobiliário. Iniciado em 2012 como uma homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto mescla formatos e expressões artísticas com irreverência e dialogando com temas atuais.

O conceito que amarra a narrativa aprofunda a relação das pessoas com o tempo e questiona a transitoriedade, a memória e a permanência. Um dos destaques é o trabalho do escultor porto-alegrense Rogério Pessoa. As esculturas com mais de dois metros de altura, moldadas em ferro e cerâmica, já foram destaque na Bienal do Mercosul e passam a integrar o acervo permanente do Poema.

Inês Schertel e Selma Calheira, cujo trabalho se apropria de técnicas milenares de tear e cerâmica, emprestam balaios e esculturas de barro. Da Amazônia, o artesanato de tribos indígenas protagoniza brasilidade e herança cultural. O elenco conta também com clássicos de João Fahrion, Marcelo Grassmann e Gelson Radaelli em óleos sobre tela e xilogravuras. Guto Índio da Costa e Guilherme Wentz contribuem com peças de decoração e mobiliário minimalistas, contemporâneos e com forte traço atemporal.

Homens de barro, por Selma Calheira - foto Reprodução (1)

Homens de barro, por Selma Calheira. Foto Reprodução

 Semana de Arte Stemmer Rodrigues

Data: De 27 de novembro à 1º de dezembro.

Horário: Das 10h às 19h.

Local: Poema Petrópolis (Av. Encantado, 344).

Piquenique com Cláudio Calcanhoto: Sábado, 30 de novembro, das 14h às 18h.

Entrada franca.