A 55ª reunião do Mercosul contou com discursos bem alinhados dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro; da Argentina, Maurício Macri; do Paraguai, Mario Benítez; e da vice-presidente uruguaia, Lucía Topolansky. Realizada nesta quinta-feira (5), em Bento Gonçalves, a Cúpula do Vale dos Vinhedos trouxe temas comuns para a pauta, como a necessidade de revisão das Tarifas Externas Comuns (TECs) dentro do Mercosul, em parte devido às mudanças que irão vigorar nos próximos anos em diferentes setores, com o acordo recentemente fechando pelo bloco latino e a União Europeia.
Curiosamente, enquanto os representantes dos quatro países do Mercosul estavam na serra gaúcha, um grupo de quase 20 diplomatas europeus estão circulando pelo Rio Grande do Sul. Por pouco, inclusive, representantes dos dois blocos não se encontraram na cidade. A comitiva europeia, que desde a noite de quarta-feira está em Porto Alegre, visitará Bento Gonçalves e Gramado neste final de semana.
A Cúpula dos Vinhedos marcou ainda a mudança do comando brasileiro do Mercosul, com a transmissão da tarefa ao Paraguai a partir desta quinta-feira.
Leia mais no Jornal do COmércio