Empresas de alto crescimento de todo o país interessadas em participar do Scale-Up Endeavor têm até o fim de janeiro para fazer a inscrição no programa. Realizada pela Endeavor, organização sem fins lucrativos líder no apoio a empreendedores de alto impacto, a iniciativa busca as chamadas “scale-ups” – empresas que crescem pelo menos 20% ao ano e possuem diferenciais competitivos. O Rio Grande do Sul é um dos estados participantes.
As empresas selecionadas vão participar de networking com empreendedores em estágios semelhantes e mentoria com lideranças à frente das empresas que mais crescem no Brasil. Os mentores da Endeavor – indicados especificamente para cada tipo de negócio – acompanham os empreendedores ao longo do programa, desenvolvem diagnósticos sobre os maiores desafios de crescimento da empresa e, com isso, focam na resolução e superação dos problemas.
A aceleração acontece duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestre. A primeira turma deve começar em fevereiro. No Rio Grande do Sul, 17 empresas foram apoiadas em 2019, com a geração de mais de 650 empregos e R$ 180 milhões projetados em faturamento no período – R$ 48 milhões a mais que o faturamento de 2018. Desde 2015, foram mais de 150 empreendedores à frente de cerca de 80 scale-ups apoiadas, como Nelogica, Accera, Yuool, entre outros. Além de empresas gaúchas, empreendedores de outros seis estados serão chamados: Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Ao todo, 70 empresas são aceleradas pela Endeavor a cada semestre.
Nova geração de empreendedores
“Acreditamos no poder do empreendedorismo como alavanca fundamental para uma transformação e, através do Scale-Up Endeavor, provocamos os empreendedores a crescer ainda mais e a serem verdadeiros protagonistas dessa transformação”, destaca Eduardo Afonso, líder da Endeavor no RS.
Segundo ele, o objetivo da iniciativa, além de acelerar o crescimento de scale-ups pelo Brasil, é abrir portas para exemplos regionais a fim de formar uma nova geração de empreendedores de alto impacto em diversos segmentos do mercado. Em 2019, o Scale-Up Endeavor Nacional acelerou 150 empresas que, após o programa, registraram crescimento médio de 80%.
Mentoria e networking
Pedro Dusso é CEO e cofundador da Aegro, plataforma para a gestão do sistema de produção agrícola, que participou do programa em 2017 e 2019. Segundo ele, o Scale-Up Endeavor foi significativo pela oportunidade de ouvir a experiência de empreendedores de jornada completa, fazer trocas com outros empreendedores do mesmo nível, além do processo de apadrinhamento. “O maior ganho que tivemos foi entender como progredir na jornada de empreendedor para empresário. Acredito que cada uma das edições acelerou um pouco esse processo. O Scale-Up é um lugar excepcional para encontrar outros CEOs com o mesmo propósito”, destaca Pedro.
Para Bruno Souto Lopes, CEO da CTA Smart, empresa que desenvolve inteligência para controle de abastecimentos, além da mentoria, a ampliação de networking é outro destaque do Scale-Up. “O empreendedor é provocado e aprende com grandes empreendedores. O sentimento é de que você não está sozinho”, completa Bruno.
Serviço
Scale-Up Endeavor RS – 1º semestre
Inscrições até 24/01