O Governo do Estado e o Banrisul assinaram, na tarde desta terça-feira (21), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, termo de cooperação entre o Banco e a Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa). O convênio permite a execução de programa conjunto de aplicação de crédito rural.
Firmado pelo governador em exercício, Luís Augusto Lara, e pelo presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, o acordo tem como objetivo o desenvolvimento da cadeia da pecuária do pampa gaúcho, considerada relevante para o Estado.
Para a Apropampa caberá a responsabilidade de organizar a venda de animais dos produtores associados aos frigoríficos conveniados, de apresentar os produtores ao Banrisul, assim como de divulgar as linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco para produtores rurais e de fornecer, periodicamente, ao Banrisul, a listagem dos produtores associados.
Já o Banrisul atuará como agente financeiro parceiro da Apropampa, disponibilizando recursos de crédito rural para proporcionar liquidez imediata ao produtor rural no momento da venda dos animais aos frigoríficos parceiros, conforme a política de crédito vigente. O Banrisul também disponibilizará aos produtores rurais da Região do Pampa o conjunto de soluções financeiras com foco nas necessidades da atividade produtiva, como, por exemplo, crédito rural para investimentos e custeios da produção.
O pesquisador da Embrapa, Danilo Menezes Sant Anna, que participou do ato de assinatura, também destacou ao prefeito de Bagé, Divaldo Pereira, e ao de Dom Pedrito, Mario Augusto, a importância da divulgação do convênio aos produtores rurais de cada cidade. Atualmente, os frigoríficos parceiros são de Pelotas e Rosário do Sul.
SOBRE A APROPAMPA
A Apropampa é uma associação de produtores rurais organizada para valorizar a Região do Pampa gaúcho e sua produção. Em parceira com a Embrapa, Ministério da Agricultura e Governo do Estado, foi desenvolvido o projeto Apropampa (mesmo nome da associação), que contemplou a criação de marca coletiva concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial à Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho para distinguir a produção de carne e derivados provenientes do bioma pampa gaúcho.
O projeto abrange animais nascidos e criados no Estado em sistemas de alimentação predominantemente a pasto. Ao diferenciar o produto no mercado, será dada uma identificação reconhecida e valorizada pelo consumidor. Dessa forma, a Apropampa e os produtores associados passam a ter produtos com maior valor agregado.