Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Em cinco dias, OAB recolhe 250 kg de lixo do Largo dos Açorianos

Detalhes Notícia

Em cinco dias a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS) recolheu 250 kg de lixo do Largo dos Açorianos. O material foi retirado nos primeiros dias em que a instituição assumiu a manutenção do local, a partir do dia 16 de janeiro. O principal foco de sujeira é nos dois espelhos d’água, e boa parte dos resíduos foram encontrados no fundo das águas.

Tesoureiro da OAB/RS e coordenador da manutenção do Largo, André Sonntag, relata que se surpreendeu com o material recolhido. “Saiu de tudo, não é apenas papel e sacolas plásticas. Encontramos roupas, brinquedos, entre outros objetos”.

Sonntag destaca que a questão da sujeira vai além da questão de manutenção, mas passa principalmente pela conscientização dos usuários. “É muito problema de utilização. A maioria preserva o espaço, mas há uma minoria que não é educada e joga o lixo em qualquer lugar.”

Um dos objetivos da OAB é fazer ações de conscientização e educação para que os frequentadores descartem o lixo nos locais corretos. A empresa Atena foi a contratada para fazer a conservação do Largo – é a mesma que hoje cuida de parte da área da Orla do Guaíba. A OAB/RS diz que os trabalhos acontecerão seis dias por semana, abrangendo não apenas a limpeza mas também o corte de grama e outras ações de conservação.

Leia mais no Correio do Povo