Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

RS: IRGA INAUGURA NOVA SEDE E MARCA 80 ANOS DE FUNCIONAMENTO

Detalhes Notícia

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está prestes a inaugurar sua nova casa. A partir de 10 de fevereiro, a sede da autarquia, que é subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), irá funcionar em um prédio localizado no bairro Navegantes, na região norte de Porto Alegre (avenida Farrapos, 3.999).

A nova sede fica no antigo prédio do Arquivo Judicial Centralizado do Tribunal de Justiça, quase em frente à Estação Farrapos da Trensurb. O Irga e o Tribunal de Justiça firmaram contrato de permuta de imóveis em 2018. Futuramente, o Arquivo Judicial do TJ deverá se transferir para a sede do Irga, na avenida Missões, 342, bairro São Geraldo.

A mudança faz parte de uma série de ações preparadas para 2020, quando o Irga completa 80 anos de fundação. A entidade é responsável pelo fomento do setor orizícola no Rio Grande do Sul, trabalho desenvolvido através de pesquisas em áreas como melhoramento genético, manejo, análise de solos, produção de sementes e controle de doenças.

Em função da mudança, o Irga não terá atendimento ao público em sua sede administrativa na semana entre 3 e 7 de fevereiro. Nesses dias ocorrerá a transferência de pessoal e equipamentos para o novo prédio. O telefone geral da autarquia, o (51) 3288-0400, estará disponível para casos de urgência durante a semana de mudança. O Irga retomará o atendimento normal no dia 10 de fevereiro, já na nova sede, no seguinte horário: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30.

Outra ação alusiva ao aniversário do Irga foi preparada na Estação Experimental do Arroz, no município de Cachoeirinha. No local, foi implantada a lavoura batizada de Túnel do tempo. A plantação é um resgate histórico das cultivares de arroz produzidas no Estado. A evolução das plantas, cada vez mais produtivas e resistentes, foi o principal propulsor do setor orizícola gaúcho nos últimos 80 anos.