Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

OMS DECLARA EMERGÊNCIA DE SAÚDE GLOBAL POR CORONAVÍRUS

Detalhes Notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (30/01) que o surto do novo coronavírus é uma emergência de saúde global. A doença surgida na cidade chinesa de Wuhan já deixou 170 mortos, e mais de 7,7 mil infecções foram registradas.

“Quero deixar claro que essa declaração não é um voto de desconfiança na China. Nossa grande preocupação é o potencial para o vírus se espalhar por países com sistemas de saúde fracos”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ao anunciar a decisão após a reunião Comitê de Emergência, um painel independente de especialistas ligado à agência.

Ghebreyesus elogiou ainda a resposta da China ao surto. A grande maioria dos casos foi registrada no país. As primeiras infecções do vírus, batizado de 2019-nCoV, foram detectadas em Wuhan no final do ano passado e remontam a um mercado de animais selvagens e peixes, que agora foi fechado. O vírus pode ter sido transmitido através do contato direto entre humanos e animais, ou simplesmente através do ar.

A declaração de emergência global desencadeia uma série de recomendações a todos os países, destinadas a prevenir ou reduzir propagação transfronteiriça de doenças. Ela abrange recomendações para autoridades de saúde de todo o mundo que incluem intensificar medidas de monitoramento, prontidão e contenção.

Leia mais em Deutsche Welle