Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

ESTADO ATENDE DEMANDA DE ABASTECIMENTO EM CINCO REGIÕES DO INTERIOR

Detalhes Notícia

A perfuração de poços artesianos em municípios que não contam com concessionárias terceirizadas está entre as prioridades da Secretaria de Obras e Habitação (SOP). Essa foi a finalidade dos termos de cooperação técnica assinados entre terça e quinta-feira (18, 19 e 20/02) pelo secretário José Stédile e autoridades de nove municípios: Augusto Pestena, Bento Gonçalves, Capitão, Coronel Bicaco, Jaguari, Redentora, Restinga Sêca, Três Passos e Victor Graeff.

Serão perfurados 13 poços, contemplando 758 famílias nas regiões Central, Nordeste, Norte, Noroeste e Serra. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) através do Programa de Perfuração de Poços para pequenas comunidades, firmado com a SOP.

“Os poços chegarão em ótima hora. Atualmente fazemos o abastecimento das localidades através de caminhão pipa, o que é comum também em outros municípios”, destacou o prefeito de Redentora, Nilson Paulo Costa. O chefe do executivo de Victor Graeff, por sua vez, destacou o caráter municipalista da iniciativa. “O apoio do governo do estado é fundamental para concretizarmos o investimento. O trabalho hídrico nos exigiria recursos que no momento não teríamos condições”, disse Cláudio Alflen.

O secretário de Obras e Habitação, José Stédile, lembra que o Programa de Perfuração de Poços é uma importante ferramenta para a redução do déficit de abastecimento e para atendimento aos municípios. “Água é qualidade de vida, bem-estar e dignidade às famílias. Seguiremos trabalhando para promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento regional”, disse.

Os termos foram assinados também pelos prefeitos Jurandir da Silva (Dr. Jora, de Coronel Bicaco), Paulo Cesar Scheidt (Capitão), Paulo Salerno (Restinga Sêca), Vilmar Zimmermann (Augusto Pestana), Beto Turchiello (Jaguari) e José Carlos Amaral (Três Passos), além do secretário de Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandelli. A SOP também foi representada pelo secretário-adjunto Vicente Pires e pelo diretor de Poços e Redes (DPR), Neorildo Dassi.

Localidades e famílias contempladas

Augusto Pestana – Sede Velha – 250 famílias

Bento Gonçalves – 36 da Graciema e São Luiz das Antas – 120 famílias

Coronel Bicaco – Esquina São João e Turvinho – 11 famílias

Capitão – São Jacó – 70 famílias

Jaguari – Rincão dos Araújos e Mameleiras – 32 famílias

Restinga Sêca – Rincão dos Toledos e Várzea dos Cunha – 60 famílias

Redentora – Linha Soledade e Linha São João – 85 famílias

Três Passos – Lajeado Diamantino e Linha Árvore Seca – 50 famílias

Victor Graeff – São José do Umbú – 80 famílias