Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

PORTO ALEGRE: CIDADE BAIXA RECEBE 60 MIL FOLIÕES NESTA SEGUNDA

Detalhes Notícia

A primeira fase do Carnaval de Rua de Porto Alegre 2020 chegou ao fim nesta terça-feira, 25, com um público de 60 mil pessoas no Circuito Cidade Baixa, de acordo com a organização do evento. Em quatro dias de festa, 210 mil foliões passaram pela Praça Garibaldi. O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, destaca a presença do público. “Fico gratificado em ver milhares de porto-alegrenses brincando o Carnaval na Praça Garibaldi. Todas as tribos estiveram juntas e misturadas em uma festa democrática e popular. Foi uma demonstração do quanto a cidade endossou o evento organizado pela prefeitura”, comenta.

A primeira atração do dia foi o bloco Império da Lã. O grupo surgiu em 2007 em uma junção de artistas de diversas formações musicais e tem à frente o músico Carlinhos Carneiro, da banda Bidê ou Balde. O repertório trouxe sucessos de Sidney Magal a Raça Negra, entre outros hits da música brasileira. Já o bloco Deixa Falar, que encerraria a festa desta terça-feira, por motivos técnicos decidiu cancelar a apresentação. “Dois músicos tiveram problemas de saúde”, explica o presidente do bloco, Maqui Borges.

A festa seguiu até as 21h horas com a apresentação do DJ Vinni Show. “Estou tendo a oportunidade de ser o animador do Carnaval Rua de Poa. É uma experiência maravilhosa, uma energia que não consigo definir com palavras, só sei que é inexplicável”, afirma o DJ. O Carnaval de Rua inicia a segunda fase de desfiles no sábado, 29, com Bloco do Zé, Do Jeito que Tá Vai e Areal Baronesa do Futuro.

Programação

29 de fevereiro, sábado

Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi

14h – Bloco do Zé

16h30 – Do Jeito que Tá Vai

19h – Areal do Futuro

1º de março, domingo

Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi

14h – Cia. do Trago

16h30 – Bloco do Fusca Azul

19h – Bloco do Isopor

7 de março, sábado

Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro

15h – Bloco da Amizade

17h – Malvina

19h30 – Afrotchê

22h – Puxa que é Peruca

8 de março, domingo

Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro

11h – Ai Que Saudade do Meu Ex

15h – Bloco dos Anjos

17h – Os Dinobico’s

19h30 – Filhos do Cumpadi Washington

22h – Ziriguidum

Não é Não – No dia 29, a Diretoria da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, em parceria com o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, continua a campanha de conscientização Não é Não! O objetivo da mobilização é a conscientizar sobre a importância do enfrentamento ao desrespeito contra a mulher e aos crimes de estupro.

Dicas para os foliões

– Mantenha-se hidratado.

– Bebidas alcoólicas, somente para maiores de 18 anos e com moderação.

– Aplique filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol.

– Use calçados confortáveis, como tênis.

– Alimente-se bem.

– Não aceite bebidas de estranhos.

– Não consuma drogas ilícitas.

– Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis usando camisinha.

– Se precisar de ajuda, procure as equipes disponíveis nos eventos.

– Não é Não!

Informações detalhadas sobre os horários e os trajetos dos blocos estão disponíveis na página oficial do Carnaval de Rua no Facebook  e na página da Secretaria Municipal da Cultura.

O Carnaval de Rua POA 2020 tem patrocínio de Tintas Renner By PPG, apoio de Devassa e da Prefeitura de Porto Alegre. A produção é de Olele, Opinião Produtora, Impacto Vento Norte e Grupo Austral. Conta com financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.