Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: EPTC estuda liberar circulação dos ônibus com janelas abertas

Detalhes Notícia
Primeiro caso de coronavírus foi confirmado em Porto Alegre nesta quarta. Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estuda a possibilidade de liberar a circulação dos ônibus da Capital com suas janelas abertas. A intenção da medida, que pode ser estendida para lotações e escolares, ainda em estudo junto à área da saúde, foi reforçada a partir de pedidos de usuários do transporte coletivo preocupados com a propagação do novo coronavírus em ambientes de pouca ventilação. O primeiro caso da doença foi confirmado em Porto Alegre pela prefeitura na manhã desta quarta-feira, 11.
O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, explica a situação: “Já tínhamos recebido pedidos de usuários neste sentido. Certamente, com a confirmação oficial do primeiro caso da doença na Capital, a tendência é que o número de solicitações aumente. Sabemos que o calor persiste, que tem a questão do ar-condicionado, mas a nossa maior preocupação é mesmo com a saúde das pessoas, ainda mais numa situação preocupante como esta.” De acordo com o diretor-presidente, a decisão será tomada nos próximos dias, a partir de consultas junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública.

Transmissão – De acordo com a SMS, a transmissão do novo coronavírus pode ocorrer de pessoa para pessoa, de forma continuada. O contágio costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal, com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse e catarro. Também pode acontecer por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Prevenção – Para prevenir a doença, as pessoas devem evitar contatos com indivíduos que sofrem de infecções respiratórias agudas, realizar lavagem frequente das mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar contatos próximos com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença, entre outras medidas.