Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Por que a taxa de mortalidade por coronavírus é mais baixa na Alemanha?

Detalhes Notícia
A decisão conjunta se baseia na situação excepcional causada pela crise gerada com a expansão global da doença. @ Imago-Images/photothek/T.Trutschel

Apesar de estar entre os países mais afetados pela pandemia de covid-19, a Alemanha registrou um número surpreendentemente baixo de mortes em comparação com seus vizinhos europeus. 

Os últimos números oficiais publicados pela agência de controle e prevenção de doença na Alemanha, o Instituto Robert Koch (RKI), na manhã desta sexta-feira (20/03), apontaram 13.957 infecções confirmadas, e 31 mortes. 

Essa é uma taxa de mortalidade de apenas 0,22%, significativamente menor que a da China (4%), Reino Unido (3,9%), França (2,9%) e Itália (8,3%). 

É importante destacar que os números do RKI diferem dos contabilizados pela Universidade Johns Hopkins, usados como uma das referências para apurar o número de casos do coronavírus Sars-Cov-2, pois o instituto alemão apenas reporta os casos recebidos via canais oficiais. A universidade, por sua vez, tenta manter uma contagem global em tempo real, considerando números reportados pela mídia e autoridades de saúde. A DW leva em conta dados de ambas as instituições. 

Segundo o levantamento da Universidade Johns Hopkins, a Alemanha já tem mais de 18 mil casos e 52 mortes, o que resulta numa taxa de mortalidade de 0,28%.

Leia mais em Deutsche Welle