Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Alemanha se aproxima do estado de emergência contra o coronavírus

Detalhes Notícia
Os líderes estaduais e federais alemães ainda vão decidir se será decretado toque de recolher generalizado para conter o alastramento da covid-19. No entanto alguns estados já adotaram medidas rigorosas e preveem penas.  picture-alliance/dpa/K. Nietfeld

Diversos estados alemães estão impondo medidas drásticas de isolamento para conter o alastramento do novo coronavírus. O governo federal não chegou a declarar estado de emergência, embora a chanceler federal Angela Merkel tenha advertido os cidadãos para ficarem em casa. 

Baviera

A Baviera anunciou “restrições fundamentais à vida pública para combater o surto de covid-19”. A partir desta sexta-feira (20/03), os cidadãos só têm permissão de deixar suas casas em caso de necessidade, como a ida ao médico ou compras de mercado e remédios. Inicialmente as imposições valem por duas semanas.

O maior estado alemão é o primeiro a decretar restrições de circulação na crise do coronavírus. Seu governador, Markus Söder, lamentou o fato de alguns cidadãos ainda estarem se reunindo socialmente: “Não podemos mais aceitar isso, temos que tentar quebrar a onda dos contágios erráticos.”

Os bávaros têm permissão para ir ao trabalho, porém Söder apelou aos empregadores para deixarem seus funcionários trabalharem de casa, se possível. Esportes ao ar livre e caminhadas também são permitidos. O secretário do Interior Joachim Herrmann anunciou multas de até 25 mil euros em caso de infração das proibições.

Leia mais em Deutsche Welle