Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Neonazistas são condenados por formação de “organização terrorista”

Detalhes Notícia
Os oito neonazistas formaram em 2018 um grupo chamado Revolution Chemnitz com o objetivo de incitar "guerra civil" em Berlim. Manifesto do grupo pedia ação violenta contra "esquerdistas” e a “mídia”.. Beginn Prozess Revolution Chemnitz (picture-alliance/dpa/S. Kahnert)

Oito membros do grupo neonazista Revolution Chemnitz foram condenados a penas que chegam até cinco anos e meio de prisão nesta terça-feira (24/03). Eles planejavam atiçar uma revolta com características de guerra civil em Berlim. Em seu veredicto, o Tribunal Superior de Dresden concordou com a promotoria que o agrupamento constituía uma organização terrorista.

O líder, Christian K., recebeu a pena mais longa, de cinco anos e seis meses, por fundar e ser membro de uma associação terrorista. Os demais réus foram sentenciados a dois anos e três meses por pertencer ao Revolution Chemnitz. Cinco deles também foram também condenados por perturbação grave da ordem pública, e um outro por agressão grave.

Os homens entre 22 e 32 anos de idade presumivelmente lideravam a cena dos skinheads, hooligans e neonazistas de Chemnitz, e formaram a organização em setembro de 2018, em seguida aos protestos anti-imigrantes naquela cidade do Leste da Alemanha.

Leia mais na Deutsche Welle