Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

RS: Entidades e moradores protestam contra flexibilização do isolamento físico em Novo Hamburgo

Detalhes Notícia
Novo Hamburgo tem mais de 63 mil pessoas que integram grupo de risco, segundo estudo da Feevale. (Divulgação/Prefeitura Municipal)

Um grupo de moradores e entidades de Novo Hamburgo divulgou, nesta terça-feira (7), uma nota pública dirigida à Prefeitura do município manifestando “grande surpresa e profunda preocupação” com o decreto nº 9.197/2020 publicado pelo Executivo no dia 4 de abril, flexibilizando as medidas de isolamento físico na cidade e autorizando o funcionamento de estabelecimentos como bares, lancherias, restaurantes, salões de beleza e cultos com até 30 pessoas. No dia 20 de março, por meio de outro decreto, a Prefeitura havia declarado estado de calamidade pública em todo o município para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia da Covid-19. Quatro dias depois, em 24 de março, um novo decreto aprofundou as medidas de isolamento no município.

Até a segunda-feira (6), Novo Hamburgo contabilizava 20 casos confirmados de Covid-19, com duas mortes. Na tarde de segunda, conforme informou o site da Prefeitura, foi confirmado o 20º caso de Covid-19 no município, uma mulher de 44 anos que apresentou sintomas como mialgia, diarreia, febre, cefaleia e indisposição. Só no domingo (5), conforme informação da página da Prefeitura no Facebook, foram registrados 5 novos casos na cidade.

Leia mais em Sul 21