Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Bolsonaro deve ampliar lista de atividades consideradas essenciais na crise do coronavírus

Detalhes Notícia
Lista, ainda em discussão, tem 14 novos itens e permite que as atividades relacionadas não sejam alvo de limitações. Jair Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada - Adriano Machado - 6.abr.2020/Reuters

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) prepara a ampliação do conjunto de atividades consideradas essenciais durante a pandemia do coronavírus. A lista, ainda em discussão, tem 14 novos itens e permite que as atividades relacionadas não sejam alvo de limitações durante a pandemia mesmo com medidas de restrição elaboradas por governadores para evitar o avanço da Covid-19. 

A inclusão de novas categorias dentre os serviços essenciais foi um pedido do presidente. Nas últimas semanas, ele vem recebendo queixas de empresários e autônomos por causa das medidas decretadas nos estados. A nova lista foi compilada por técnicos do governo e a expectativa no Palácio do Planalto é que sua publicação ocorra no início da semana que vem, quando a previsão é de um aumento no número de diagnósticos da doença no país. 

Segundo auxiliares presidenciais, já é consenso a inclusão de itens como vendas de materiais de construção e de produtos de limpeza, atividades ligadas à cadeia de biocombustíveis, fabricação de produtos petroquímicos e funcionamento de cartórios e locadoras de veículos.

Leia mais na Folha de S.Paulo