Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Uefa autoriza que campeonatos nacionais na Europa sejam encerrados sem jogos restantes; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Entidade vai liberar término antecipado por causa do coronavírus desde que ligas cumpram requisitos impostos. Uefa passa a permitir o encerramento de campeonatos Foto: Denis Balibouse/Reuters

A Uefa realizou nesta quinta-feira uma reunião do seu Comitê Executivo e decidiu autorizar que algumas ligas nacionais sejam finalizadas antecipadamente por causa da pandemia do novo coronavírus. Em comunicado, a entidade que rege o futebol europeu admitiu liberar o fim de campeonatos em somente dois cenários: impossibilidade de condições de saúde pública e problemas econômicos. Recentemente, a Bélgica chegou a ensaiar o encerramento do torneio local, mas desistiu da ideia.

Foi a primeira vez que a Uefa admitiu a possibilidade de não ter mais futebol em países europeus nesta temporada. No anúncio, a entidade deixou claro que as circunstâncias para o cancelamento precisam ser bem específicas e as chamou de “razões legítimas”. Em caso de problemas com a saúde pública, é preciso estar claro de que não há condições de jogar a liga atual em tempo hábil antes da próxima edição. Já no que diz respeito ao fator econômico, será liberada a conclusão de campeonatos se a manutenção deles colocar em risco a estabilidade financeira do país.

Leia mais em O Estado de São Paulo