Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Estado de emergência sanitária será prolongado na França até 24 de julho; da RFI

Detalhes Notícia
Funcionários municipais desinfetam estruturas urbanas em Suresnes, periferia de Paris. REUTERS/Christian

O governo francês decidiu neste sábado (2) prolongar por mais quase dois meses o estado de emergência sanitária na França. A medida excepcional para lutar contra a pandemia de coronavírus no país ficará em vigor até 24 de julho, anunciou o ministro francês da Saúde, Olivier Véran. Mas a pressão continua grande para que o governo esclareça as medidas que serão adotadas para o fim da quarentena, principalmente em relação à complexa reabertura das escolas e à polêmica sobre as venda de máscaras.

A vigência atual do estado de emergência, desde 24 de março, terminaria em 23 de maio, mas sua suspensão seria “prematura”, afirmam as autoridades francesas. “Os riscos de uma nova agravação da epidemia são reais se as medidas atuais forem interrompidas rapidamente”, indica o projeto de lei propondo sua prolongação.

O texto será debatido a partir de segunda-feira (4) pelo Senado, antes de ser enviado à Assembleia. A votação final deve acontecer durante a próxima semana. Além de medidas já em vigor, como a limitação da circulação de pessoas, o novo projeto de lei traz detalhes sobre a quarentena e o isolamento que poderão ser impostos aos viajantes que “chegarem ao território” francês.

Desde 1° de março, o coronavírus matou 24.594 pessoas na França. Nas últimas 24 horas, foram 218 novos óbitos, mas a tensão nas UTIs continua diminuindo, com menos 141 pacientes internados nesta sexta-feira (1°), informou o diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon.

Leia mais em RFI