Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

'Casos pequenininhos de corrupção podem acontecer em qualquer governo', diz Olavo de Carvalho sobre caso Queiroz; BBC Brasil

Detalhes Notícia
Olavo de Carvalho conversou com a BBC News Brasil de sua casa nos EUA no dia 14

Embora diga que o presidente Jair Bolsonaro deve ser qualificado mais como um “seguidor de YouTube” do que como um discípulo de sua filosofia, o escritor Olavo de Carvalho mantém um discurso sintonizado com o do Palácio do Planalto. Quase um ano e meio após o início da atual gestão, Olavo afirma que o presidente é “morbidamente honesto”. Para advogar pela honestidade e inocência de Bolsonaro, o escritor concede até dizer que ele é “despreparado”.

“Você pode chamá-lo de burro, de mau administrador, mas de ladrão você não vai conseguir”, afirma Olavo, que mora há 16 anos nos Estados Unidos.

Para o escritor, a culpa pelas dificuldades do governo é do Supremo Tribunal Federal e do Congresso.

“Eles estão apenas interessados em destruir Bolsonaro”, disse à BBC News Brasil, em uma entrevista feita por vídeo, de sua casa na pequena cidade de Petersburg (Virgínia), no dia 14 de maio.

Olavo ecoa o teor de manifestações populares — das quais o próprio presidente participou nas últimas semanas — que pedem o fechamento ou troca de membros dos outros dois Poderes. Ele afirma que escreveu várias vezes para Bolsonaro dizendo que “o senhor não pode começar a exercer a Presidência antes de assegurar que tem o poder na mão, e o senhor não vai ter o poder na mão se o senhor não amarrar a mão desses camaradas que estão boicotando 24 horas por dia”.

Leia mais na BBC Brasil