Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Nova rodada do distanciamento controlado reduz risco de três regiões gaúchas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Áreas de Uruguaiana, Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul tiveram redução de risco para amarelo MARCO QUINTANA/JC

 

 

O governo do Rio Grande do Sul fez, neste sábado (23), a terceira rodada de atualização da classificação das regiões estaduais de acordo com as bandeiras determinadas pelo distanciamento controlado, vigente para a próxima semana, de 25 a 31 de maio (veja o mapa abaixo).
A principal mudança é a alteração da bandeira laranja (risco médio) para amarela (risco baixo) em três regiões: Uruguaiana, Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul. A partir de segunda-feira (25), serão doze regiões com bandeira laranja e oito com bandeira amarela. Não há regiões com bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo – lockdown).

Esta nova rodada de atualização veio com uma mudança que teve a adoção adiantada pelo governo. Agora, apenas os casos de Covid-19 que geraram hospitalização foram utilizados para medir a propagação do vírus considerando os locais de residência. Antes, o governo estadual usava todos os casos confirmados por testes moleculares (RT-PCR) para medir a velocidade do avanço (que mede o número de novos casos confirmados em relação aos casos anteriores) e a incidência de novos casos na população (que mede os novos casos nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes), dois indicadores dos onze utilizados para elaborar o cálculo de risco.

Leia mais no Jornal do Comércio