Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Dado Pub fecha as portas no Moinhos de Vento; por Léo Iolovitch

Detalhes Notícia
Foto: Leo Iolovitch

 

 

O Dado Pub, um dos locais mais bacanas do Bairro Moinhos de Vento, vai fechar suas portas. A informação foi confirmado pelo proprietário Werner Siegmann, ao advogado e cliente Leo Iolovitch, que escreveu um belo texto em suas redes sociais:

“TRISTEZA NA MANHÃ DE DOMINGO.

Fui dar uma volta na quadra nesta fria manhã dominical e encontrei o Werner, que me disse, que estava encerrando as atividades. Foi um diálogo triste, usando máscaras, e falando da dificuldade em manter um empreendimento ativo. A pandemia foi a pá de cal nessa batalha, cada vez mais difícil, na vida do Dado Pub. Sou vizinho e cliente desde o início, amigo do dono e dos funcionários. A qualidade da comida e da bebida sempre foi excelente. O atendimento primoroso, o ambiente alegre e alto astral. Mas, por trás disso, havia muito trabalho e uma sucessão de dificuldades.

Ele contou que mesmo sendo um ambiente envidraçado e com janelas, numa ocasião, foi interditado pelos Bombeiros durante 20 dias (prefiro não falar destes PPCIs de tramitação infindável e de fumaça suspeita), as restrições de toda ordem, onde até saleiro foi proibido de ficar na mesa! Proibir é o esporte dos medíocres. Não teremos mais as mesas na calçada, que enfeitavam e davam vida naquele trecho da Fernando Gomes. Alguém vai achar bom.Não teremos as pessoas alegres no final da tarde e à noite, nem nos ensolarados almoços. Fechou. Terminou. Os fiscais, censores, auditores, proibidores e multadores não terão mais essa vítima, vão seguir sua sanha em outros locais. Perdoem-me pelo tom amargo, mas sou uma testemunha privilegiada do trabalho incessante desse herói, que sempre andou na linha, cumpriu as regras e buscou qualidade para sua clientela.

A cidade perde, quem ganha?

Depois de me despedir, fotografei a placa onde está a data do inicio: 2000. Foram 20 anos proporcionando alegria, boa mesa e diversão para tanta gente. Essa é a lembrança que deve ficar. O lado bom, o lado colorido da vida, embora cada vez mais cresçam as atribuições e atividades dos que buscam acinzentá-la.

Olho a foto e vejo ao fundo, sozinho na quadra, o carro do Werner, levando seus últimos objetos pessoais. Porém, muito mais que essas coisas materiais, quero que ele leve o nosso agradecimento, nosso reconhecimento e a certeza que transformou o Moinhos de Vento num lugar muito melhor. Isso foi uma vitória. Apesar da tristeza, merece parabéns.Obrigado Werner. Obrigado equipe do Dado Pub. Vocês são vencedores. Vamos sentir saudade.

Leo Iolovitch”