Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Consumo de carne suína per capta dispara na Ásia em três décadas

Detalhes Notícia
Levantamento realizado pela Farsul analisa consumo mundial de carnes - Marion Streiff / Pixabay

O estudo que a Farsul vem realizando sobre o consumo de carne no mundo aponta uma grande mudança em relação à carne suína. O levantamento, que abrange de 1990 até as projeções para 2028, utiliza dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e mostra uma transformação no cenário. No início do período, países da Europa e América do Norte eram os maiores consumidores per capta do planeta. Em 2020, a Coreia do Sul assume a primeira posição, com o Vietnã em segundo e a China em terceiro.

O economista-Chefe da Farsul, Antônio da Luz, destaca não apenas o reposicionamento, mas o volume de crescimento que houve nos países asiáticos. “Chama a atenção quando olhamos o crescimento desses países. A China, por exemplo, dobra de tamanho. Sai de cerca de 15 kg por habitante e vai para 30 kg. O Vietnã quase triplica, em 2020 atinge 30,5 kg, sendo que em 1990 o consumo era de 8,2 kg”, comenta. “Mas, sem dúvida, o grande destaque é a Coreia do Sul, que em 1990 tinha registro praticamente zero de consumo per capta de carne suína e em 2020 lidera o consumo mundial”, completa.

Luz indica que as mudanças econômicas ocorridas nos anos 1990 foram responsáveis por esse novo quadro. “Na Ásia nós tivemos a grande explosão do consumo. Justamente naqueles países com mudanças no seu sistema econômico na década de 1990. É o caso da China, Vietnã e Malásia, fora também temos a Rússia que teve uma mudança importante saindo de níveis muito baixos para um consumo de cerca de 20 kg por habitante ao ano. A queda do muro de Berlim, sem dúvida, mudou a trajetória do consumo de carne suína no planeta”, avalia.