Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Executivos oferecem mentoria gratuita para empresas em dificuldades na pandemia

Detalhes Notícia
Parceria entre Chiefs.Group, Sebrae RS e Wow Aceleradora busca conectar profissionais experientes a pequenos negócios. Foto: Divulgação

 

“Deu match!”: essa expressão ficou muito conhecida na internet graças aos aplicativos de relacionamento. A novidade é que agora, em meio à pandemia, essa conexão ganhou um objetivo diferente. Executivos de grandes empresas e empreendedores de pequenos negócios estão se juntando para trocar experiências e buscar conselhos diante dos desafios da crise. O projeto é uma parceria entre Chiefs.Group, Sebrae RS e Wow Aceleradora de Startups.

O foco está em ajudar startups e pequenos empreendedores com mais dificuldade de se adequar à nova realidade. Cada match é analisado individualmente e sugerido a partir da coincidência entre as necessidades dos mentorados e as experiências dos mentores. Depois, há uma curadoria para garantir o casamento correto. “Em tempos de crise, muitos dos executivos bem-sucedidos se perguntam como podem ajudar. Nossa ideia é oportunizar essa troca para fazer a roda da economia girar e estimular ambos os lados”, aponta Cristiane Ribeiro Mendes, CEO do Chiefs.Group, startup que reúne profissionais C-Level.

Para o Diretor Executivo da Wow Aceleradora de Startups, André Ghignatti, muitas vezes a crise pode ser driblada com uma atitude muito simples: fazer a pergunta certa. “Isso descortina um novo horizonte para o empreendedor, e é o que procuramos fazer na mentoria. Temos certeza da importância do capital intelectual – com a vantagem de que ele não é um cálculo de soma zero. É uma riqueza que pode ser distribuída e todos saem mais ricos”, defende.

Rede de solidariedade
Auxiliando mais de 2 mil empresas no Rio Grande do Sul, o Sebrae viu no projeto uma oportunidade de fazer parte de uma rede de solidariedade que tem grande impacto no contexto da crise da Covid-19. “O momento é atípico e muito complexo. E os empresários estão sofrendo dificuldades. Iniciativas como essa, que envolvem o voluntariado, são muito ricas para empresas e para pessoas”, destaca o gerente de Competitividade Setorial da organização, Fábio Krieger.

As primeiras empresas estão sendo selecionadas em grupos de discussão formados pelo Sebrae RS, e os matches já começaram. Mas a proposta é ampliar a rede: no site https://www.chiefs.group/, é possível fazer o cadastro para dar ou receber as mentorias gratuitas.