Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Com pandemia, Brasil registra abertura de mais de uma loja virtual por minuto; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet, aponta levantamento da Abcomm, associação do setor; média anterior era de dez mil unidades por mês. Rede de franquias especializada em sapatilhas montou loja virtual, já responsável por 20% das vendas, em 20 dias. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

 

O Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet para a venda dos mais diferentes produtos, como alimentos, bebidas, roupas, calçados e produtos de limpeza. Esse foi o caminho encontrado por muitas empresas para amenizar a súbita queda de faturamento por causa da pandemia, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre 23 de março e 31 de maio.

Antes da quarentena, a média de abertura de lojas na internet era de 10 mil estabelecimentos por mês. “Esse é o legado positivo de toda situação negativa que estamos vivendo”, diz o presidente da Abcomm, Maurício Salvador. Segundo ele, os setores que lideraram o ranking de novos sites na internet foram moda, alimentos e serviços.

Na região do Bom Retiro, importante centro popular de compras de São Paulo, cerca 75% dos lojistas aderiram a algum meio de vendas online, diz o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da região, Nelson Tranquez. Segundo ele, a pandemia chegou num momento em que as empresas ainda se recuperavam de crises passadas.

Leia mais em O Estado de São Paulo