Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Mais de 23 mil pessoas desafiam proibição e protestam contra violência policial e racismo na França; RFI

Detalhes Notícia
Manifestantes percorrem a rua Royale em direção à praça da Concórdia, em Paris, neste sábado (6). REUTERS - CHARLES PLATIAU

 

 

A onda de indignação causada pela morte do americano George Floyd nos Estados Unidos continua tendo repercussão na França. Neste sábado (6), novos protestos para denunciar o racismo e a violência policial reuniram 23.000 pessoas em Paris, Lyon, Marselha e outras cidades francesas, segundo o Ministério do Interior. Os participantes desafiaram as autoridades, que tinham proibido as manifestações.

Com o slogan “justiça para todos”, os comícios antirracistas organizados em várias cidades francesas prestaram homenagem aos afroamericanos mortos nas mãos da polícia nos Estados Unidos. Eles também criticaram o “racismo” e a “impunidade” que reinam nas corporações policiais na França.

Em Paris, 5.500 pessoas, de acordo com o Ministério do Interior, desafiaram as proibições relacionadas com a epidemia de coronavírus, que impedem aglomerações de mais de dez pessoas, e se reuniram na Praça da Concórdia, nas proximidades da embaixada americana e do Palácio do Eliseu. Manifestantes também realizaram ações aos pés da Torre Eiffel e no Campo de Marte.

“Eu ouvi comentários racistas a vida toda”, disse Nadine, 46 anos, executiva de uma seguradora. “Assim é a nossa vida, ser francesa negra não é fácil”, afirmou.

Em Bordeaux (sudoeste), pelo menos 2.500 pessoas marcharam atrás de faixas denunciando uma “polícia racista”. Num determinado momento da passeata, todos colocaram um joelho no chão, gesto que marca a mobilização por George Floyd, e fizeram um longo minuto de silêncio. Um segundo comício reuniu algumas centenas de pessoas que ouviram os nomes das vítimas de violência policial.

“Não quero que minha filha cresça em uma sociedade em que a vida humana não seja de igual valor”, disse Caroline Fache, uma franco-americana.

Leia mais em RFI