Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Política da Suécia para coronavírus assusta residentes estrangeiros; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Na contramão da Europa, Suécia optou por uma política relaxada em relação à pandemia. Agora um número considerável de imigrantes críticos à abordagem pretende ir embora do país assim que possível. (Imago Images/H. Montgomery)

 

 

Eva Panarese cresceu na Itália, de mãe sueca, e sempre sonhou ir morar na Suécia. Dois anos atrás, conseguiu fazer a mudança: ela, o marido e os filhos estavam felizes com sua nova vida. Como para tantos outros, porém, a chegada da pandemia de covid-19 à Europa representou uma reviravolta.

Após retornarem de uma viagem de trabalho na Itália, em fevereiro, o marido e o filho ficaram doentes. “Fiquei bem chocada pelo modo como o hospital lidou com a situação: sem máscaras, nada, nós poderíamos ter levado o coronavírus para o hospital”, comenta Panarese.

O diagnóstico foi pneumonia, seu filho se recuperou rapidamente, mas o marido continuou doente. Para evitar que ele contraísse covid-19 das crianças, decidiu mantê-las em casa. Mas a escola se opôs, e a mãe passou a receber diariamente telefonemas e cartas ameaçadoras. “Eles não se importam se você tem uma pessoa em risco em casa, se o seu filho está saudável, ele tem que ir à escola”, queixa-se.

Na Suécia é ilegal deixar de enviar à escola uma criança saudável, e cabe aos diretores decidirem se um aluno pode ficar em casa. A imprensa tem noticiado sobre diversos casos de escolas e prefeituras ameaçando pais que mantenham seus filhos em casa com multas, denúncias aos serviços de saúde ou reprovação do aluno.

A solução encontrada por Panarese foi abandonar seu país dos sonhos: “Vou manter meu emprego na Suécia e simplesmente me mudar para a Dinamarca que fica só a 30 minutos de carro , onde eles são sensíveis às famílias em risco.”

Leia mais na Deutsche Welle