Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Morre o ex-deputado e prefeito de Uruguaiana Sanchotene Felice

Detalhes Notícia

 

 

Faleceu neste domingo o Ex-prefeito de Uruguaiana, ex-deputado Estadual, Economista, sociólogo, educador e administrador público José Francisco Sanchotene Felice, aos 84 anos. Ele estava internado desde 8 de maio no Hospital Mãe de Deus em virtude de uma pneumonia.

O velório será nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa em cerimônia restrita à família. O enterro às 13h30min no Cemitério Ecumênico João XVIII. Sanchotene Felice atuava desde os anos 80 na política. Foi eleito pela primeira vez como deputado Estadual em 1987, período em que assumiu a secretaria da Administração do Governo Pedro Simon, quando renunciou para assumir a Prefeitura de Uruguaiana. Ele permaneceu no cargo entre os anos de 2005-2012. A cidade de Uruguaiana cumprirá luto oficial pelo período de três dias, decretado pelo Prefeito Ronnie Mello.

Como deputado estadual foi autor da Lei dos Transplantes de Órgãos, da lei que delimita as áreas de lazer, desporto e pesca na orla marítima gaúcha, conhecida como Lei do Surfe, da Lei do Menor, que previa estímulos às empresas que empregassem menores carentes e da lei que determina a vacinação contra a rubéola. Sanchotene também foi presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor entre os anos de 1975-1979. Na Febem (atualmente, Fase), aumentou de 6,5 mil para 76 mil o número de menores carentes atendidos, idealizando projetos pioneiros em todo país, como os Lares Vicinais, Centros de Bem-Estar e Profissionalização Rural.

Felice era Doutor em Ciências Econômicas e Livre Docente em Sociologia do Desenvolvimento e professor da UFRGS (Graduação) desde 1961 e também foi Pró-Reitor Acadêmico da UFRGS, por várias vezes. Ele era casado com a psicóloga e ex-deputada Elisabete Brettas Felice e deixa três filhos: Isabel Marília (Tina), Pedro Ênio e Laura, além de netos e bisnetos. As homenagens fúnebres iniciam às 9h e o sepultamento acontece às 13h30, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre.

O governador Eduardo Leite lamentou a passagem de Sanchotene Felice em uma rende social.