Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

'Revolta' contra Aras une diferentes grupos do MPF em momento de disputa na corporação, por André Shalders/BBC News Brasil

Detalhes Notícia
Membros do Ministério Público Federal têm demonstrado insatisfação com a suposta proximidade entre Aras e Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

 

 

Nas últimas semanas, membros do Ministério Público Federal têm demonstrado insatisfação com a suposta proximidade entre o chefe da instituição, o procurador-geral Augusto Aras, e o presidente da República, Jair Bolsonaro. A “rebelião” contra Aras ocorre num momento em que várias posições de poder na estrutura do órgão estão em disputa e reúne no mesmo barco integrantes de diferentes “alas” do MPF.

Nesta segunda-feira (8), o Ministério Público renovará os integrantes das sete Câmaras de Coordenação e Revisão (CCRs), colegiados temáticos que integram a estrutura do órgão. De três integrantes titulares das Câmaras, um é indicado pelo atual PGR — mas outros dois são eleitos pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). Por isso, a escolha pode se tornar um teste da força de Aras dentro do MP.

Augusto Aras esteve com presidente mais que o dobro de vezes de antecessora
O que é o artigo 142 da Constituição, que Bolsonaro citou por intervenção das Forças Armadas
No fim do mês, mais um lance importante na dança das cadeiras interna: os procuradores vão escolher 4 dos 10 integrantes do Conselho Superior, nos dias 23 e 30 de junho. O CSMPF é o órgão máximo de decisão do Ministério Público Federal, e suas decisões impactam fortemente o funcionamento da instituição.

Leia mais em BBC Brasil