Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Bolsonaro diz que Forças Armadas não cumprem ‘ordens absurdas’ como tomada de poder; por André Borges/O Estado de S.Paulo

Detalhes Notícia
Presidente divulga nota após decisão do ministro do STF Luiz Fux, que expediu liminar para disciplinar regras de atuação das Forças Armadas. Foto: Marcello Casal Jr/EBC
O presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota nesta sexta-feira, 12, assinada com o vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para declarar que as Forças Armadas não cumprem “ordens absurdas” como tomada de poder e que também não aceitam julgamentos políticos que levem à tomada de poder “por outro poder da República”.

“As FFAA (Forças Armadas) do Brasil não cumprem ordens absurdas, como p. ex. a tomada de Poder. Também não aceitam tentativas de tomada de Poder por outro Poder da República, ao arrepio das Leis, ou por conta de julgamentos políticos”, escreveu Bolsonaro.

O presidente voltou a afirma que lembra “à Nação Brasileira que as Forças Armadas estão sob a autoridade suprema do Presidente da República” e que “as mesmas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Foi uma resposta à liminar concedida nesta sexta-feira, 12 pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que “reconhece o papel e a história das FFAA sempre ao lado da Democracia e da Liberdade”.

Clique aqui e leia a íntegra em O Estado de São Paulo