Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Um pioneiro da robótica interdisciplinar; Rádio Suiça

Detalhes Notícia
O pesquisador Francesco Mondada é conhecido internacionalmente pelos mini-robôs que desenvolveu. Com "Khepera" ele conquistou a comunidade científica. Com "Thymio", o mundo da educação.. Os professor Francesco Mondada segurando dois "Thymios", os famosos mini-robôs. © Keystone / Jean-christophe Bott

Um de seus avôs era relojoeiro nas montanhas da cordilheira do Jura e o outro, inspetor escolar no cantão do Ticino, de língua italiana. Não é de se estranhar então que Francesco Mondada, considerado um dos pioneiros da robótica no mundo, combine o entusiasmo pela tecnologia e engenharia de precisão da indústria relojoeira com a educação.

Ele também combina em si as três principais regiões linguísticas da Suíça. Originário do Ticino, ele reside e trabalha em Lausanne, e sua esposa e mãe de seus três filhos é germano-suíça. Visto sob esta luz, Francesco Mondada é um construtor nato de pontes.

Suíça contribui também para a preservação das florestas tropicais
A imponência da sua natureza e a paixão pelas trilhas e caminhadas nas montanhas sugerem uma forte ligação entre os suíços e as florestas.

Pai de Thymio
Em nossa entrevista via Skype entre Zurique e Lausanne, preferimos falar inglês, a língua franca da ciência, embora ambos falemos razoavelmente as três línguas nacionais suíças. Francesco Mondada tem seu escritório na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL). Na tela, vê-se ao fundo vários protótipos de robôs, que ele mais tarde demonstraria durante nossa videoconferência.

Leia mais na Rádio Suiça