Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

RS: Eduardo Leite edita decreto de cogestão do distanciamento controlado até segunda; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Leite citou que a estabilização da demanda por leitos de UTIs se mantém nas últimas semanas FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O governo gaúcho deve editar um novo decreto até segunda-feira (10) com as mudanças no sistema do distanciamento controlado da pandemia do novo coronavírus permitindo a chamada cogestão com os municípios. A previsão foi feita pelo governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo para analisar a situação da crise sanitária. Na semana passada, ocorreram mudanças atendendo pedido de municípios em relação ao fluxo de pacientes de fora das regiões para as UTIs.

Segundo Leite, o Comitê de Dados, que assessora as ações da pandemia, finaliza os detalhes de como ficarão os indicadores, cálculos e a operação pelas associações regionais para que sejam publicadas as regras a serem seguidas. A expectativa é de vigência já na próxima rodadas de bandeiras.

O governador também informou que foi oficializada a criação da 21ª região do mapa do distanciamento, que vai compreender desde Guaíba, São Jerônimo, Charqueadas a Camaquã. A abertura de leitos de UTIs nestas localidades nas últimas semanas criou as condições para separar 19 localidades da gestão microrregional, que antes estava atrelada a Porto Alegre e Guaíba, explicou o chefe do Palácio Piratini.

Leia mais no Jornal do Comércio