Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

‘Porto Alegre não é uma ilha’, diz médico, sobre reabertura do comércio na cidade; Sul 21

Detalhes Notícia
Reabertura comercial da Capital tem impacto em dezenas de cidades da região metropolitana e pode ampliar a contaminação pelo coronavírus. Foto: Luiza Castro/Sul21

 

 

Depois de o Governo do Estado afrouxar as regras da bandeira vermelha e permitir a reabertura de lojas, shoppings e restaurantes, a pressão das entidades empresariais recai agora sobre os prefeitos, que precisam validar nos municípios os novos protocolos para o comércio. Em Porto Alegre, apesar do grave momento de contaminação e elevadíssima ocupação dos leitos de UTI, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) trava, nos últimos dias, um embate com entidades empresariais em busca de consenso no modelo de retomada da economia a ser adotado na Capital.

Enquanto a Prefeitura propõe a abertura escalonada de setores econômicos com um “fechamento” a cada 15 dias, os empresários querem a retomada imediata e permanente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta foi elaborada a partir do diálogo e análise de profissionais do serviço de saúde que têm acompanhado o cenário epidemiológico desde o começo da crise em Porto Alegre. A Prefeitura a define como uma reabertura controlada, com prazos pré-determinados para os empresários se planejarem melhor.

Porém, com o impasse posto, Marchezan conversou, na noite de terça-feira (4), com médicos e especialistas de Porto Alegre sobre os impactos no sistema de saúde de uma futura reabertura econômica e quais protocolos deveriam ser adotados numa eventual flexibilização. O epidemiologista e gerente de risco do Hospital de Clínicas, Ricardo Kuchenbecker, foi um dos médicos que participaram da conversa com o Prefeito. Ele avalia que Marchezan segue tendo preocupação com o aumento do contágio do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que também demonstra preocupação com o impacto econômico da pandemia depois de quatro meses de restrições e acredita ser necessário algum nível de flexibilização.

Leia mais em O Sul