Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Os vilarejos à venda na Espanha; BBC

Detalhes Notícia
A região da Galícia tem diversos vilarejos abandonados, em decorrência do êxodo rural. BBC WORK LIFE

 

 

Rosy Costoya é veterinária, empreendedora e, como ela mesmo diz, um pouco meiga. Na região da Galícia, meiga significa bruxa ou mulher sábia, sobretudo aquelas que vivem na zona rural e dominam as ervas e poções locais.

“Venho de um pequeno vilarejo e sou muito apegada à minha terra”, afirma.

Costoya é apaixonada pelo litoral selvagem e a vegetação campestre da Galícia, na costa noroeste da Espanha. Mas a região enfrentou décadas de êxodo rural, o que levou ao despovoamento.

“Meu pai era fazendeiro e, quando criança, eu costumava passear com ele pelos pequenos vilarejos que estavam sendo abandonados”, relembra.

Hoje, a baixa taxa de natalidade e o envelhecimento da população espanhola – assim como a infraestrutura precária – atingiram em cheio a Galícia. A região possui 3.562 vilarejos abandonados, e esse número aumenta a cada semana, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística da Espanha. Diante deste cenário, Costoya, de 50 anos, e seu marido, Mark Adkinson, nascido no Reino Unido, abriram um negócio que visa ajudar a resolver esse problema: eles vendem vilas inteiras na tentativa de trazer a população de volta a esses povoados abandonados.

Leia mais em BBC