Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Câmara notifica prefeito sobre processo de impeachment

Detalhes Notícia
Trecho do documento diz, "Defender ações de real benefício à maioria da população muitas vezes confronta com o interesse particular de pequenos grupos." Foto: Anselmo Cunha/PMPA

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou na manhã desta terça-feira (11/8) ao prefeito Nelson Marchezan Jr. a notificação sobre abertura de processo de impeachment contra ele. O pedido de investigação foi aprovado quarta-feira (5/8) passada, por 31 votos favoráveis e quatro contrários. Com a entrega da notificação, passa a contar, a partir de amanhã, o prazo de dez dias corridos para que o prefeito apresente sua defesa prévia.

A comissão processante do pedido é formada pelos vereadores Hamilton Sossmeier (PTB, presidente), Alvoni Medina (Republicanos, relator) e Ramiro Rosário (PSDB). A comissão terá um prazo de 90 dias para seus trabalhos e, ao final, relatório deverá apontar a necessidade ou não de impeachment do prefeito, conforme as denúncias apuradas. O impeachment, no entanto, somente ocorrerá se o relatório indicar este ato e receber, no mínimo, 24 votos favoráveis do plenário.

Fundo

O uso de recursos do Fundo Municipal de Saúde para pagamento de gastos com publicidade é a base para as denúncias encaminhadas à Câmara Municipal. Conforme a denúncia, dados disponíveis no Portal Transparência do Executivo mostram que o prefeito teria autorizado a aplicação de R$ 2.414.465,14 deste fundo em despesas de divulgação publicitária, não apenas com órgãos de imprensa da capital mas também “além dos limites do Município de Porto Alegre”.