Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

A obscura teoria que Trump encampa para questionar candidatura de Kamala Harris como vice-presidente; BBC Brasil

Detalhes Notícia
Senadora Kamala Harris se tornou a primeira mulher não branca a concorrer em chapa presidencial de um grande partido nos EUA. Direito de imagem REUTERS

 

 

O presidente americano, o republicano Donald Trump, afirmou ter lido que a candidata à vice-presidente na chapa democrata, a senadora Kamala Harris, “não se qualifica” para o cargo que disputará na eleição de novembro.

A declaração amplifica uma teoria jurídica marginal que críticos de Trump consideram racista. O mandatário, aliás, promoveu por anos a falsa teoria de que o presidente Barack Obama não havia nascido nos Estados Unidos.

Filha de um jamaicano com uma indiana, Kamala nasceu em Oakland, no Estado da Califórnia, em 20 de outubro de 1964. Ao ser escolhida como vice do candidato Joe Biden, ela se tornou a primeira mulher não branca a disputar a eleição presidencial em um dos dois grandes partidos.

Mas um professor de direito conservador escreveu um artigo no qual questiona a elegibilidade da senadora democrata, com base em interpretações suas da Constituição. Em reação, juristas americanos afirmaram que a teoria é estúpida e racista.

Leia mais em BBC Brasil