Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Partidos cobram autonomia sobre candidaturas negras; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Siglas não querem ser obrigados pelo TSE a destinar proporcionalmente verba e espaço na campanha na TV para candidatos pretos e pardos; caso será analisado pela Corte. Candidato a deputado estadual pelo PDT em 2018, Del Rey reclama da falta de verba Foto: Taba Benedicto / Estadão

 

 

Partidos de diferentes matizes ideológicos rejeitam ser obrigados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a garantir, proporcionalmente, recursos do fundo eleitoral – e espaço no horário de propaganda no rádio e na TV – para candidatos negros e negras. As legendas argumentam que a medida em discussão na Corte eleitoral fere a autonomia partidária na hora de distribuir o dinheiro usado nas campanhas. A preocupação vem sendo debatida reservadamente entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e integrantes do tribunal.

“Só espero que o TSE não esteja legislando. O respeito às instituições democráticas é fundamental”, disse Maia ao Estadão, num recado de que a classe política não deve concordar com uma nova regra criada pelo TSE às vésperas das eleições. O tema voltará à pauta do tribunal no dia 20. No centro da disputa estão R$ 2 bilhões em recursos públicos para o financiamento das campanhas de vereador e prefeito neste ano.

Leia mais em O Estado de São Paulo