Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Exposição Bicicleta, Identidade Cultural ganha live nesse sábado. Transmissão será realizado em pool de Redes sociais da Unibes Cultural, Ciclocidade, Ciclovia Musical e Mobilize.

Detalhes Notícia

 

A exposição “Bicicleta, Identidade Cultural” faz parte da programação de 2020 da Unibes Cultural, para quando a galeria puder ser reaberta com segurança.

São snapshots feitos pela jornalista Denise Silveira em 6 países: Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Rússia.

As imagens mostram o cotidiano da bicicleta como meio de transporte. Uma reflexão sobre o direito à mobilidade ativa relacionada à cultura dos povos. Em 2021 a mostra segue para a Via 4 e Via Mobilidade nas plataformas do metrô de São Paulo.

Desde o início da pandemia, a Unibes Cultural e a jornalista promovem lives para o debate sobre a mobilidade como parte das atividades educativas da mostra. Já foram entrevistados personagens de destaque no cenário internacional, como os brasileiros Marcio Deslandes, Relações Internacionais e Summit Manager do FIT, o Fórum Internacional dos Transportes, de Paris, França. E Veronica Sesoko, engenheira especializada em transportes, uma das mais jovens funcionárias da prefeitura de Dublin, Irlanda.

A próxima live – que leva o mesmo nome da exposição – terá participação especial de João Camolas, Conselheiro sénior do Vice-Presidente da Câmara para a Mobilidade e Segurança do Município de Lisboa, Portugal.

“A Unibes Cultural é um hub de cultura fundamental para a cidade de São Paulo e ocupa seu espaço democrático de debate em tempos de pandemia. É muito importante que a pauta da mobilidade ativa saia da bolha dos ciclistas e da polarização política e tome seu lugar de destaque na luta pelos direitos de todas as pessoas”, afirma Denise.

“A novidade do próximo encontro virtual é a parceria firmada no cenário nacional quando o assunto é bicicleta e as cidades. Teremos um pool de transmissão nas redes sociais, ampliando o público tão diverso e inteligente que já é engajado com a Unibes Cultural nas redes, com Ciclocidade, Ciclovia Musical, e Portal Mobilize”, completa.

Denise Silveira

Jornalista gaúcha radicada em São Paulo, especializada em cobertura nacional e internacional de TV, trabalhou nos principais veículos de comunicação. Em 2013, por problemas de saúde, ficou 8 meses sem caminhar e passou a ver a mobilidade de outra maneira. Militou nas audiências públicas da Lei Brasileira de Inclusão pelos direitos dos portadores de redução de mobilidade. E começou a usar a bicicleta para evitar a falta de acessibilidade no transporte público. Menção Honrosa no Mobifilm 2018, Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito, com o curta “Ciclovia Musical”. Sua matéria independente sobre a Velo-city 2019 e o impacto da conferência global – organizada pela Federação Europeia de Ciclistas – no trabalho social da ONG Pedala Queimados, publicada pelo Portal Mobilize, concorre ao Prêmio Vladimir Herzog de Justiça e Direitos Humanos.

 

Convidados (em ordem alfabética):

 

Giane Martins

É diretora executiva da ArteMatriz Soluções Culturais, empresa de agenciamento de artistas de ópera e música erudita e que atua igualmente na criação e gerenciamento de projetos focados em arte e cultura. Bacharel em Música/Oboé pela USP e bolsista da CAPES durante seus estudos de pós-graduação artística na “Escola Superior de Música e Artes Dramáticas de Stuttgart”, Alemanha. Foi oboísta e corne-inglês da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo de 2001 a 2013.

Criou em 2013 o projeto Ciclovia Musical que une música, ciclismo e meio ambiente com 7 edições realizadas, sendo 6 em São Paulo/SP e uma em Jundiaí/SP.

 

Luciana Barcellos

Gaúcha, jornalista com experiência voltada para cobertura de TV. Começou a carreira em Porto Alegre e mora em São Paulo há 20 anos. Nesse meio tempo, viveu dois anos no Rio de Janeiro onde a bicicleta era parte do dia a dia.

Trabalhou nas grandes redações sempre com foco mais voltado para a cobertura nacional, mas o interesse por cidades e urbanismo vem de longe. No anos passado, com a ida para chefia da redação da manhã da Band passou a liderar um projeto também de jornalismo local. O Bora SP permitiu esse contato mais diário com assuntos ligados à mobilidade.

 

Marcos de Sousa

Editor e coordenador de campanha do Mobilize Brasil. Jornalista formado pela USP em 1985, trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde (OESP) e nas revistas Arquitetura e Urbanismo, Téchne – Tecnologia da Construção, e Projeto Design. Em 1994 fundou a Editora Mandarim – Mandarim Comunicação onde editou uma série de livros sobre urbanismo, paisagismo, arquitetura e tecnologia do ambiente construído. Foi um dos criadores do Portal Copa 2014. Desde 2011 trabalha com o Mobilize Brasil.

 

Yuri Vasquez

Educador Físico e Historiador, fotógrafo documental nas horas vagas. Mestre em Cultura da bicicleta pela PUC-SP, foi diretor da Ciclocidade- Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo. Atualmente atua na elaboração e aplicação de metodologias para formação e articulação de ciclistas-ativistas e em pesquisas sobre uso da bicicleta em São Paulo. Co-idealizador do projeto Diálogos Sobre Rodas.