Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

RS: General Mourão vem a Porto Alegre para visita ao Instituto do Câncer Infantil. Durante encontro ele irá conhecer a lei da política de atenção à oncologia pediátrica proposta pelo deputado estadual Zucco

Detalhes Notícia
Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: Agência Brasil

 

Na próxima sexta-feira (21/8), o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, estará em Porto Alegre para uma visita ao Instituto do Câncer Infantil (ICI). Mourão vem a convite do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, autor da lei que cria a política de atenção à oncologia pediátrica no RS, sancionada pelo Governador Eduardo Leite no último dia 13 no Palácio Piratini.

Mourão e Zucco

Na visita ao ICI, o Vice-Presidente da República vai conhecer o trabalho desenvolvido em quase 30 anos pela entidade e receberá o título de Sócio Benemérito e a Medalha da Coragem, símbolo da luta de crianças e adolescentes com câncer. O deputado Zucco afirma que a adoção da lei objetiva agilizar o atendimento de crianças e adolescentes portadores de câncer. “Esta nova legislação permitirá o encaminhamento mais ágil com tratamento imediato, ampliando as possibilidades de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, acrescenta.

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento. Através do ICI, os pacientes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. O ICI também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil. Atualmente, são atendidos mensalmente cerca de 300 pacientes e seus familiares.

Para o superintendente do ICI, Algemir Brunetto, “a instituição só tem a agradecer por essa conquista. O ICI atua essencialmente para aumentar chances de cura e salvar vidas. Com a Política de Atenção Oncológica ,agora como lei, sentimos estar avançando um passo a mais em nossa missão”, afirma. Deverão participar do encontro o casal Alessandra e Derlei dos Santos, pais da menina Emanuele Mader dos Santos, a “Manu”, paciente oncológica falecida em 2019, e que deu nome ao projeto que inspirou o deputado Zucco.

 

SERVIÇO

Visita General Mourão ao ICI
• Horário : das 15h30 às 16h30
• Local : Instituto do Câncer Infantil – Rua São Manoel, 850