Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa nesta sexta com programação virtual

Detalhes Notícia
Diferente de anos anteriores, a semana terá atividades virtuais

 

 

Porto Alegre comemora a XXIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de agosto. Em função da pandemia do novo coronavírus, a abertura e a programação serão virtuais e podem ser acompanhadas na página de Facebook do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa). O evento faz parte do calendário das datas comemorativas do Município, de acordo com a Lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010.

A programação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar, por meio de atividades variadas, quanto à importância, valorização e respeito à inclusão social das pessoas com deficiência. Pelo momento atípico vivido em função da pandemia em 2020, os organizadores optaram por fomentar o tema educação e suas alternativas de acesso para crianças e jovens com deficiência.

Com um formato tecnológico, a proposta é destacar a importância de salas de recursos no desenvolvimento de alunos com deficiência e sua aplicação. Atualmente, 55 escolas da rede municipal possuem Salas de Inclusão e Recursos (SIR’s).Em torno de 6.868 alunos são atendidos nessas salas por 121 professores. Haverá gravação de vídeos dos professores municipais treinados demonstrando o uso das tecnologias assistivas.

O último censo realizado pelo IBGE é de 2010 e aponta que Porto Alegre possui mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Isto representa quase 22% da população. As deficiências visual e locomotora representam mais de 50% do total.

A Semana é realizada pelo Comdepa, Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público do Trabalho do RS (MPT-RS).

Confira a programação aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanapcd@portoalegre.rs.gov.br ou pelos telefones 3289-2334 e 3289-2337.