Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

GENERAL MOURÃO RECEBE MEDALHA E CERTIFICADO DO INSTITUTO DO CÂNCER INFANTIL

Detalhes Notícia

 

“Doença se enfrenta com solidariedade. Aqueles que têm mais devem ajudar a quem tem menos”. A frase é do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, durante solenidade realizada hoje (21/8) no Instituto do Câncer Infantil (ICI) e que marcou a celebração da lei de autoria do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco que institui a política de atenção à oncologia pediatria no RS. Mourão recebeu a Medalha da Coragem e o Certificado de Sócio Benemérito do ICI que materializam a força e a coragem dos pacientes oncológicos. “A grandeza de um povo se vê nestes momentos como de dificuldades como enfrentamos atualmente e onde os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia se superaram a cada dia, a quem cumprimento”, acrescentou.

O deputado Zucco destacou a construção coletiva que resultou na elaboração do projeto transformado em lei. Citou o apoio decisivo do ICI e de outras instituições e da parceria com o governador Eduardo Lei que sancionou o texto na íntegra. “A pequena Emanuele Mader dos Santos foi a nossa inspiração, a partir do contato que tivemos no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, onde era assistida”, lembrou. Disse, ainda, que a partir dali se empenhou integralmente à causa da oncologia infanto-juvenil.

Já o governador Eduardo Leite destacou que a criação da Lei 15.503 permitirá uma ampla mobilização para o diagnóstico precoce e o atendimento em uma rede de assistência para salvar vidas. O superintendente do ICI, Algemir Brunetto, lembrou que o câncer é a principal causa de morte em doença até 19 anos no Brasil. “Agradecemos o presente que o deputado Zucco nos deu, através da formulação desta lei, que será muito importante para nossos pacientes”, agregou. Participaram ainda do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; o deputado estadual Vilmar Lourenço, e o deputado Federal Bibo Nunes, entre outras autoridades e convidados