Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Embaixada da China distribui nota sobre afirmações feitas por autoridades norte americanas acerca da Huawei e tecnologia chinesa 5G

Detalhes Notícia

A Embaixada da China no Brasil distribuiu nesta sexta-feira, uma nota se posicionando em relação aos comentários feitos em artigo veiculado na imprensa brasileira, pelo subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente do Departamento de Estado dos EUA, em relação a Huawei e tecnologia 5G criada pelos chineses.

Leia abaixo a íntegra da nota:

 

“Comentário do Porta voz da Embaixada da China sobre as afirmações feitas por autoridades norte americanas acerca da
Huawei e o 5G da China Dias atrás, em artigo veiculado na imprensa brasileira, o subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente do Departamento de Estado dos EUA, Keith Krach, procura desacreditar a Huawei e interfere de
forma grosseira na cooperação normal sino brasileira. Seus comentários carecem de nenhum fundamento . São difamações m al intencionadas e manuseios políticos, que merecem firmes objeções do lado chinês.

Os fatos falam mais alto que as palavras. A Huawei, uma empresa privada de renome mundial, não tem nenhum incidente de segurança cibernética, nem caso de espionagem e vigilância na rede de informações, nos equipamentos e serviços fornecidos a mais de 170 países e territórios, que atendem a mais de um terço da população do planeta. Também não há nenhuma prova de que os produtos da empresa tenham dispositivos para essa finalidade, os chamados backdoor ”.

Os Estado s Unidos, por sua vez, têm um histórico escandaloso em matéria de segurança cibernética . Além disso, têm usado o poder do Estado para cercear empresas chinesas de alta tecnologia, sob o pretexto de preservar a segurança
nacional, interferindo na escolha de fornecedor do 5G nos outros países. O objetivo não é, de forma alguma, criar a chamada “rede limpa”, nem proteger a liberdade e a privacidade , mas valendo se do engodo, da intimidação, da coerção e, enfim, de todos os meios a seu alcance, pretender manter a sua rede de vigilância cibernética e hegemonia digital. Essas práticas, típicas de bullying tecnológico, são uma violação grosseira das normas da cooperação comercial internacional, dos princípios do comércio mundial e das regras do mercado.

O 5G éO 5G é uma importante ferramenta para alavancar uma nova etapa da uma importante ferramenta para alavancar uma nova etapa da revolução industrial. Politizar ou ideologizar essa tecnologia e as cooperações revolução industrial. Politizar ou ideologizar essa tecnologia e as cooperações nesse campo só irá retardar o processo da economia digital do mundo. A nesse campo só irá retardar o processo da economia digital do mundo. A postura dos EUA vai contra a corrente da História e está destinada a fracassar.”