Porto Alegre, quinta, 26 de setembro de 2024
img

Ministério da Agricultura faz análises em sementes clandestinas vindas da Ásia pelos correios

Detalhes Notícia
Pasta diz que sementes chegaram em quatros Estados brasileiros e emitiu alerta para que as embalagens não sejam abertas. Estados Unidos enfrentou situação similar. Distribuição de sementes em pacotes de encomendas vindas de países asiáticos tem intrigado as autoridades sanitárias brasileiras. Foto: Gabriel Zapella

 

 

A distribuição de sementes em pacotes de encomendas vindas de países asiáticos tem intrigado as autoridades sanitárias brasileiras. Os primeiros casos foram registrados em Santa Catarina, onde encomendas de produtos asiáticos vieram acompanhados das embalagens sem nenhuma informação sobre o que se trata.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão que fiscaliza a entrada de material de multiplicação vegetal sem importação autorizada no Brasil, acompanha o caso e confirmou, até o momento, o recebimento de pacotes com as sementes, todos originários da China, em quatro Estados diferentes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. O órgão emitiu alerta para que as pessoas que receberem as embalagens com o conteúdo tenham cuidado e não abram pacotes.

O produtor de vídeo Gabriel Zapella, de 39 anos, morador de Jaraguá do Sul, foi o primeiro caso registrado no Brasil. Ele recebeu as sementes na semana passada e diz que, ao se deparar com dois pequenos pacotes que vieram junto com produtos de decoração comprados em um aplicativo asiático, imediatamente acionou as autoridades sanitárias no Estado. Ele conta que já tinha ouvido falar de situação semelhante nos Estados Unidos, e por isso resolveu fazer o comunicado ao órgão.

Leia mais em O Estado de São Paulo