Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Proibição de saias e miniblusas: estudantes protestam contra regras sexistas nas escolas da França; RFI

Detalhes Notícia
Cartaz exibido em duas escolas de Dax, no sudoeste da França, mostra o tipo de roupa proibido para as garotas da escola com a mensagem: "vestuário correto exigido". © Instagram borda_revolte

 

 

Uma volta às aulas depois de meses conturbados pela pandemia de Covid-19, os termômetros marcando quase 40°C em toda a França e… a proibição de certas roupas apenas para garotas. As estudantes dos liceus do país se revoltaram nesta semana contra a súbita imposição de regras de vestuário que julgam sexistas e exageradas.

Tudo começou em Dax, uma pequena cidade de pouco mais de 20 mil habitantes no sudoeste da França. Ao chegarem em duas escolas do Ensino Médio da localidade, na semana passada, as estudantes se depararam com cartazes exibindo a mensagem: “vestuário correto exigido”. Abaixo da frase, fotos de duas mulheres mostravam dois exemplos de roupas que não seriam aceitas: blusas que deixassem o umbigo à mostra ou minissaias.

Revoltadas, as garotas de uma das escolas palco da proibição, o liceu Borda, criaram um movimento de protesto. No Instagram, elas manifestaram sua indignação.

Leia mais em RFI