Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

‘Ainda sofreremos por um ou dois anos com a pandemia do coronavírus’, diz epidemiologista; O Globo

Detalhes Notícia
Autor do best-seller 'As regras do contágio', Adam Kucharski acredita que, a longo prazo, vírus terá o impacto reduzido como o de um resfriado comum. Autor de livro sobre contágio de vírus afirma que evolução da ciência permite maior refinamento nas políticas de isolamento social Foto: Hermes de Paula

 

 

Em meio à tragédia da Covid-19, o epidemiologista britânico Adam Kucharski acha positivo que o jargão da ciência tenha entrado no cotidiano: nunca antes tanta gente falou sobre imunidade de rebanho ou curva epidêmica. Para ele, porém, parte do público leigo parece ter ouvido seletivo para as mensagens dos cientistas.

Professor da London School of Hygiene & Tropical Medicine, referência em saúde pública, e autor de “As regras do contágio” (Record), best-seller internacional, Kuchasrki é matemático de formação e se tornou um dos cientistas mais influentes do mundo na resposta à Covid-19, com mensagens sobre a pandemia que nem sempre agradam.

— Acredito que por um ou dois anos ainda teremos nosso dia a dia afetado, talvez bastante — afirma, mas sem catastrofismo. — No longo prazo, suspeito que este acabará se tornando outro vírus global, como os do resfriado comum.

Leia mais em O Globo