Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Bolsonaro vai rebater críticas em discurso na Assembleia Geral da ONU; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
LEIA TAMBÉM ONGs pressionam candidatos a adotar sustentabilidade ONGs pressionam candidatos a adotar sustentabilidade Jair Bolsonaro - ONU Presidente Jair Bolsonaro faz o discurso de abertura da 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Foto: Alan Santos/PR - 24/0

 

 

Pressionado por organizações internacionais pelas queimadas recordes na Amazônia e no Pantanal, o presidente Jair Bolsonaro usará o discurso de abertura nos debates da 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), amanhã, 22, para rebater críticas de que o governo brasileiro segue inerte na questão ambiental. Bolsonaro, mais uma vez, deve afirmar que há uma perseguição contra o Brasil.

Em seu pronunciamento, o presidente também argumentará a favor da atuação de seu governo no enfrentamento à covid-19, que adotou diretrizes contrárias às recomendações de autoridades sanitárias. Bolsonaro tem repetido que o País, que registra mais de 136 mil mortes pelas doença, foi um dos que melhor enfrentou a crise.

A segunda participação de Bolsonaro na convenção ocorrerá de modo virtual por causa da pandemia do novo coronavírus. A fala é cercada de expectativa após uma estreia, no ano passado, considerada agressiva.

Depois de ajustes pedidos pelo presidente, o discurso foi gravado na última quarta-feira, e enviado no dia seguinte para a organização da Assembleia Geral. O Estadão teve acesso a um texto preliminar com diretrizes para o pronunciamento de Bolsonaro.

Leia mais em O Estado de São Paulo