Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Ações como o programa de trainees do Magalu apenas para negros devem ganhar força no País; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Iniciativa do grupo causou polêmica nas redes, mas não é um caso isolado, já que gigantes como Ambev, P&G e Bayer têm iniciativas semelhantes; especialistas acreditam que movimento vai se intensificar no País. Magalu quer mais diversidade, pois só tem 16% de negros em cargos de chefia. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

 

Iniciativas para promover diversidade e inclusão, como a do Magazine Luiza, que gerou polêmica nas redes sociais, vão virar tendência em grandes empresas daqui para frente, segundo especialistas em recursos humanos e executivos. Nos últimos três meses, período tradicional de abertura de programas de treinamento, outras três empresas – Bayer, Ambev e P&G – também anunciaram inscrições de programas exclusivos para estudantes negros.

Em comum, essas empresas querem ampliar a diversidade dos novos funcionários e, principalmente, prepará-los para que ocupem cargos de direção. Um dos passos para atrair candidatos foi substituir a obrigatoriedade da língua inglesa por cursos que serão fornecidos aos que forem selecionados.

Na sexta-feira, o anúncio do Magalu sobre o programa de trainee abriu uma disputa nas redes sociais entre os que elogiaram a medida e os que acusaram a empresa de “racismo reverso” com brancos, usando a hashtag #MagazineLuizaRacista.

Leia mais em O Estado de São Paulo