Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Professores municipais declaram estado de greve e cobram garantias para retorno das aulas presenciais; Sul 21

Detalhes Notícia
Previsão é de que aulas presenciais retornem no dia 5 de outubro, em Porto Alegre | Foto: Guilherme Santos/Sul21

 

 

A assembleia geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), realizada de forma virtual na manhã desta sexta-feira (25), aprovou estado de greve na educação municipal em resposta ao calendário que prevê o retorno das atividades presenciais na rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira (28), com o retorno das aulas na semana seguinte. Uma nova assembleia está marcada para a próxima quarta (30), com o objetivo de avaliar a situação e possivelmente confirmar a greve da categoria.

No dia 14 de setembro, a Prefeitura anunciou o cronograma que propõe o retorno das aulas presenciais no dia 5 de outubro, começando pela educação infantil (crianças de 0 a 5 anos de idade), o 3º ano do ensino médio, a educação profissional e a educação de jovens e adultos (EJA). Na sequência, dia 19 de outubro, voltarão as aulas do ensino fundamental I, ensino especial e educação de jovens e adultos (EJA) sob responsabilidade do município. Por fim, dia 3 de novembro devem retornar as aulas presenciais do ensino fundamental II, ensino especial e o restante do ensino médio.

O Simpa avalia que o calendário apresentado pela Prefeitura não foi acompanhado de um protocolo claro que estabeleça quais medidas sanitárias devem ser tomadas a fim de garantir a segurança de estudantes e professores, além da própria situação da pandemia do coronavírus não permitir o retorno na Capital.

Leia mais em Sul 21