Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Conheça os cotados para a vaga de Celso de Mello no Supremo; O Globo

Detalhes Notícia
Ministro anunciou que antecipou sua aposentadoria de novembro para outubro. O ministro decano do STF, Celso de Mello Foto: Jorge William / Agência O Globo

 

 

A antecipação da aposentadoria do ministro Celso de Mello, que anunciou na sexta-feira que vai deixar o Supremo Tribunal Federal (STF) em 13 de outubro, acelerou o debate no governo sobre o nome a ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga. O mais cotado hoje é o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira. A previsão inicial era que o decano saísse do posto em 1º de novembro, quando completará 75 anos.

Também aparecem como opções em análise no Palácio do Planalto o ministro da Justiça, André Mendonça, que é pastor evangélico; o juiz William Douglas, que teria apoio do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e também do pastor Silas Malafaia; o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio Noronha, que concedeu prisão domiciliar a Fabrício Queiroz; e o procurador-geral da República, Augusto Aras, cujo nome já foi ventilado pelo presidente para uma eventual terceira vaga.

Além do posto que será aberto agora, Bolsonaro deverá ter direito a apenas mais uma indicação neste mandato, em julho de 2021, quando o ministro Marco Aurélio Mello completará 75 anos.

Leia mais em O Globo